A
nova LDB e a construção da cidadania
Apesar de a nova LDB ter sido um marco na
história educacional brasileira, muitos artigos ainda não se concretizaram na prática,
continuam apenas no papel.
É notório um distanciamento entre a
criação de uma lei e sua implantação, é preciso que haja uma reflexão acerca de
como as leis são criadas e colocadas em prática de forma efetiva, para assim
contribuir para melhoria da educação brasileira. Sabe-se que ao longo do tempo
a educação sofreu grandes mudanças e a maioria das escolas não conseguem
atender as necessidades da sua clientela, é o resultado de uma história
excludente em que a educação era um privilégio de poucos, consequentemente
grande parte das escolas apenas reproduzem a ideologia dominante.
É preciso suprir as necessidades
educativas, com uma proposta de ensino mais dinâmica, atraente e fascinante que
oportunize o aprender. Não é uma tarefa fácil, exige engajamento,
flexibilidade, compromisso e esforço coletivo para que a qualidade do processo
de ensino-aprendizagem seja possível e se efetue de maneira democrática e as
mudanças propostas na nova LDB sejam concretizadas com eficácia.
Por tanto, a educação tem papel
fundamental na construção da cidadania em tempos de globalização, e os professores podem ser agentes de mudança
da realidade
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